Desde o início da pandemia, os casos de fraudes digitais cresceram 44% . Mas fique tranquilo, a CasaTech preparou dicas para que você não caia em golpes.
Imagine a seguinte situação: Você está vivendo sua rotina normalmente, e de repente, chega uma mensagem pelo WhatsApp. A mensagem vem do número de sua amiga e ela está pedindo ajuda, pois, segundo ela, seu carro parou de funcionar e ela não consegue fazer uma transferência para o mecânico por que o aplicativo do banco não funciona. Nesse momento, ela pede que você transfira um valor para a conta do mecânico e promete te pagar no outro dia.
Poderia ser um caso normal, se essa história não fosse uma tentativa de extorsão. Sim, golpistas estão clonando contas de WhatsApp das pessoas e entrando em contato com sua lista de amigos na tentativa de conseguir dinheiro fácil. Em momento de pandemia, onde estamos todos sensibilizados, é preciso tomar muito cuidado para não cair em fraudes.
WhatsApp: o quê eu posso fazer para manter minha conta segura?
Antes de tudo, ative a Autenticação de Duas Etapas no seu WhatsApp. Sempre quando vamos adicionar uma conta do WhatsApp num novo aparelho, é enviado um código PIN para que seja verificado a autenticidade do número utilizado. Esse PIN é a sua chave de acesso à sua conta, por isso, não compartilhe com ninguém.
Evite clicar em links de procedência duvidosa, sempre verifique se o endereço do site é conhecido e na dúvida, mantenha-se seguro.
Mensagens de texto
Recebeu uma mensagem estranha de um número que você não reconhece? Fique alerta! Os fraudadores se passam por instituições financeiras para roubar dados bancários. Por muitas vezes, a mensagem diz que você é ganhador de algum prêmio ou benefício, e que para que o prêmio ser entregue, você precisa confirmar seus dados pessoais. Na verdade, pode ser que o prêmio seja um rombo na sua conta bancária. Cuidado!
Boletos falsos
Muita atenção ao pagar um boleto! Boletos oficiais das operadores de telefonia, cartão de crédito e etc., não podem conter erros ortográficos, rasuras em código de barras, valores discrepantes do habitual e ainda, devem constar o nome e endereço completo do destinatário. Em caso de dúvidas, verifique com o SAC do remetente se a guia de pagamento é oficial.
E-mail de phishing
Um e-mail de phishing é um e-mail que parece legítimo, mas na verdade é uma tentativa de obter suas informações pessoais ou roubar seu dinheiro. veja abaixo os principais e-mails enviados pelos fraudadores:
- E-mails que prometem um prêmio. "Clique neste link para obter o reembolso de imposto!"
- Um documento que parece vir de um amigo, banco ou outras organizações respeitáveis. A mensagem é algo parecido com "seu documento é hospedado por um provedor de armazenamento online e você precisa digitar seu endereço de email e senha para abri-lo".
- Uma fatura de um revendedor online ou fornecedor para compra ou pedido que você não fez. O anexo parece ser um documento protegido ou bloqueado e você precisa digitar seu endereço de email e senha para abri-lo.
Se notou algo estranho na sua caixa de entrada, marque como SPAM, reporte ao provedor (Gmail, Outlook, Yahoo e etc.) e bloqueie o remetente.
Ligações fraudulentas
Golpes por telefone são, infelizmente, populares pelo Brasil. Em nome de bancos, da receita federal e de empresas que precisam de doações, para pessoas físicas ou jurídicas, vindos de quadrilhas dentro e fora dos presídios, a frequência é alta e as pessoas precisam estar atentas.
- Desligue imediatamente caso receba uma ligação de um desconhecido dizendo ser de uma empresa ou órgão governamental solicitando dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão de crédito.
- Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.
- Não ligue de volta para um número suspeito, pois se for alguma fraude, você poderá mostrar que é vulnerável a golpes ao retornar a ligação.
Ao menor sinal de suspeita, não execute nenhuma ação que pode favorecer o possível fraudador. Busque sempre informações de fontes confiáveis. Instale um bom antivírus no seu celular. troque todas as suas senhas periodicamente.
por Luciano Oliveira
Comments