Presidente da LG anuncia celular com tela enrolável para 2021
Chamado de Project B, dispositivo será ainda mais audacioso que Galaxy Fold, Z e Moto Razr.
A LG anunciou sua linha de TVs LG Signature com telas enroláveis na CES 2018. E a partir daí, começou a especulação da mídia sobre a possibilidade da empresa trazer essa tecnologia para os smartphones. Algumas patentes que faziam referência à tecnologia e mobile foram feitas pela LG ainda em 2019, o que reforçou a tese das telas flexíveis em dispositivos móveis.
Tudo foi confirmado por Kwon Bong-seok - CEO da LG - que afirmou o lançamento das telas enroláveis para março de 2021.

O projeto da LG se diferencia das demais marcas como Huawei e Samsung por não trazer telas dobráveis, mas sim, enroláveis. A justificativa dá empresa é evitar vincos e pressão em um determinado ponto da tela, aumentando assim, a durabilidade e estética a longo prazo. Outro bom ponto a se observar, é o tamanho final do produto fechado - ou enrolado - que seria menor que os concorrentes o tornando ainda mais portátil.
Outro ponto seria a não necessidade de utilizar a tela inteira para executar tarefas simples. O desenrolar do display do dispositivo pode ser conforme a vontade do usuário, tornando um pouco mais prático o uso quando estamos em movimento. Não há informações sobre resolução da tela ou especificações de resistência.
Ainda segundo Kwon, a aposta na tecnologia em displays sempre foi a base de desenvolvimento dos produtos da marca.
"A tecnologia de telas enroláveis nos coloca em outro patamar. Não há nenhum concorrente direto desenvolvendo este modelo específico de display. Vamos reinventar a categoria de smartphone, aumentar nosso nicho de produtos e trazer novos consumidores." Reitera Kwon.
A LG sempre foi pioneira no lançamento de tecnologias inovadoras, apesar do pouco sucesso de venda dos seus mobiles top de linha. Lembramos do LG V20, smartphone com câmera dupla lançando dias antes do iPhone 7 Plus, que tem tem a tecnologia de duplo sensor. Vale ressaltar também, o icônico LG P720, um smartphone à frente do seu tempo, com câmera dupla e tela que reproduzia conteúdo em 3D sem a necessidade de óculos.
Em contrapartida, no que se refere a tela dobrável mobile, a LG está - teoricamente - atrasada em relação as demais marcas. Será que vem um aí gadget da coreana que será o ponto de virada da marca?
por Luciano Oliveira